domingo, 1 de julho de 2012

Arte Gótica

  O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial e urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal. No entanto, o movimento a arraigada cultura religiosa e o movimento cruzadista preservavam o papel da Igreja na sociedade.
 A arte gótica foi relegada a discreto segundo plano, combatida e negada até ao último quarto do séc. XVIII, quando começou sua valorização, graças, principalmente, ao Pré Romantismo, em países como a Grã-Bretanha e a Alemanha. Com o advento do romantismo, e devido à pregação de Viollet-le-Duc, o gótico passou a reunir a preferência de todos os artistas e arquitetos.


Escultura
  A escultura gótica somente pode ser compreendida em toda a sua importância se entregada ao esquema arquitetônico ao qual estava subordinada. Tal como na pintura, a escultura é sobre tudo religiosa, muito embora o fim do período gótico presencie a imposição do individualismo que iria conduzir ao retrato de cunho naturalista. Os primeiros escultores são ainda anônimos: são os estatuários de Chartres, Reims e Strasburgo.
  Em fins do séc. XIV surge a figura talvez mais notável da escultura gótica: Claus Sluter (falecido em 1406), e que irá influenciar toda a arte de seu tempo, mesmo a pintura de Van Eyck, de quem, aliás, era primo. Ao lado de Sluter, e como representante do estilo gótico meridional, merece ser citado o escultor italiano Jacopo della Quércia (falecido em 1438), cuja arte anunciada já a Renascença. A última fase da escultura gótica (1480 – 1520) caracteriza-se por um maneirismo de que é expoente máximo o alemão Tilmam Riemenschneider, falecido em 1531. 



http://www.brasilescola.com/historiag/arte-gotica.htm   http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

                   
                                           Algumas figuras da arte Gótica.




A Catedral de Milão é um exemplo da arte gótica na arquitetura.



Catedral de Lincoln -- Lincolnshire, Inglaterra






Tapeçaria, essa mostrada na figura é a lenda do Unicórnio, segundo as crenças populares para capturar esse animal,tinha que usar como isca uma virgem a floresta.O animal viria e
dormiria no colo da virgem e seria capturado e preso em um pé de
romãzeira, que ele além de simbolo da fertilidade era símbolo da igreja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário