quinta-feira, 28 de junho de 2012



Arte Romana


  Com forte influência dos etruscos , a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais  da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.

  Arquitetura romana
  Durante a época do auge do Império Romano, houve a construção de diversos monumentos públicos em homenagem aos imperadores romanos. Na arquitetura, destacam-se a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos.

  Pintura romana 
  A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da trimensionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.C.) são representativos deste período.   Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das pinturas romanas.
 Os gêneros artísticos mais comuns na pintura romana eram: paisagens, retratos, arquiteturas, pinturas populares e pinturas triunfais.
  Os pintores romanos usavam como materias de trabalho tintas produzidas a partir de materiais da natureza como, por exemplo, metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e seivas de árvores.


    

                                        Algumas Imagens da Arte Romana 




Ponte sobre o rio Tibre - Itália


Arco do Triunfo -Paris 



Templo Vesta, a deusa de fogo da mitologia romana.







terça-feira, 26 de junho de 2012

Idade Média/Período Medieval: Arte Bizantina


  A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
  A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficilização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.
  A pintura bizantina não teve grande desenvolvimento, pois assim como a escultura sofreram forte obstáculo devido ao movimento iconoclasta . Encontramos três elementos distintos: os ícones, pinturas em painéis portáteis, com a imagem da Virgem Maria, de cristo ou de santos; as miniaturas, pinturas usadas nas ilustrações dos livros, portanto vinculadas com a temática da obra; e os afrescos, técnica de pintura mural onde a tinta era aplicada no revestimento das paredes, ainda úmidos, garantindo sua fixação.
  Destaca-se na escultura o trabalho com o marfim, principalmente os dípticos, obra em baixo relevo, formada por dois pequenos painéis que se fecham, ou trípticos, obras semelhantes às anteriores, porém com uma parte central e duas partes laterais que se fecham.

ArquiteturaO grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, facilmente compreendido dado o caráter teocrático do Império Bizantino. A necessidade de construir Igrejas espaçosas e monumentais, determinou a utilização de cúpulas sustentadas por colunas, onde haviam os capitéis, trabalhados e decorados com revestimento de ouro, destacando-se a influência grega. 
  A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho. 
  Na cidade italiana de Ravena, conquistada pelos bizantinos, desenvolveu-se um estilo sincrético, fundindo elementos latinos e orientais, onde se destacam as Igrejas de Santo Apolinário e São Vital, destacando-se esta última onde existe uma cúpula central sustentadas por colunas e os mosaicos como elementos decorativos. 


http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=46 
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-bizantina.htm





                                                   Algumas imagens da arte Bizantina












                                        
  



      




Arte Africana

O continente africano abriga vários tipos de culturas diferentes, caracterizada cada uma com o seu idioma e tradições.O povo africano fazia suas artes usando elementos da natureza como por exemplo: Plantas, galhos, cementes etc.No ponto da artes eles são muito criativos e coloridos, suas obras são divinas , quando você olha ti transmite uma alegria. Suas máscaras feita de madeira chamava bastante atenção, faziam também esculturas de argila e esculturas de marfim.
  A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos da África subsaariana ao longo da história.




Algumas Imagens da arte Africana



                                        
                                                                Escultura Africana
                                         
                                                    http://www.portaldarte.com.br/arteafricana.htm  26.06.12        

                                              
                                             

                                                              Máscara Africana 
                          http://artesvisuaisnaescolaclasse4.blogspot.com.br/2009/05/arte-africana.html  26.06.12         





                                                            Máscaras Africanas

                        http://estudandoarteecristianismo.blogspot.com.br/2011/06/arte-africana-mascaras.html  26.06.12         



                                             Vídeos sobre a Arte Africana




      Roma

Roma hoje é a atual capital da Italia.A criação de Roma é conhecidamente marcada pela lenda envolvendo os irmãos Rômulo e Remo. Segundo a história descrita na obra Eneida, do poeta Virgilio, o povo romano é descendente do herói troiano Eneias. Sua fuga para a Península Itálica se deu em função da destruição da cidade de Troia, invadida pelos gregos em 1400 a.C.. Após sua chegada, criou uma nova cidade chamada Lavínio. Tempos depois, seu filho Ascânio criou o reino de Alba Longa.



A MONARQUIA


A primeira forma de governo de Roma foi a monarquia também chamado de o período da realeza.
 O rei tinha funções executivas,judicial e religiosa. Na área legislativa seus poderes eram limitados. Todas as leis apresentadas pelo rei tinham de passar pela aprovação do Senado ou Conselho dos Anciãos. O Senado era formado por cidadãos idosos(anciãos)que chefiavam as maiores famílias do Reino. Eles propunham novas leis, fiscalizavam as ações dos reis.
 Uma vez a lei aprovada pelo Senado, era submetida a outro exame, a dos membros da Assembléia ou Cúria. Eram os cidadãos em condições de servir o exercito. Eles elegiam altos funcionários, aprovavam ou não as leis e aclamavam o rei.


http://www.brasilescola.com/historiag/roma-antiga.htm 
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia004.asp


                                           Algumas fotos de Roma

De acordo com a lenda,Roma foi fundada em 753 a.C,por Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba. http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga  26.06.12


                                         
                                                Coliseu , foi usado durante cerca de 500 anos para as mais diversas apresentações culturais e deixou de exercer esta atividade em no século VI.   http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2006/5/10/roma-a-pe-de-onibus-de-metro.html 26.06.12



                                  
                                                                          
                                                                     Tabularium



               Antigamente era o Fórum Romano,,o centro político ,econômico, cultural e religioso durante a república, e agora ele está em ruínas.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga  26.06.12




Panteão ,construção dedicada aos Deuses Romanos.  http://queromorarfora.com/Roma.html  26.06.12




Veja os vídeos que explica tim tim por tim tim, sobre tudo que houve na Roma Antiga. 



                                  



                                   


                             
     Grécia

  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios,eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e  Atenas.


Cultura e religião 

   Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os jogos olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
  A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história ,artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.

Lendas

  Na Grécia antiga havia muitas lendas e mitos,uma delas era a do Minotauro : É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro
    Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

  Deuses gregos
   De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos
  Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

Os principais deuses :

Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite 
- deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon
 - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Ártemis- deusa da caça e da vida selvagem.
Ares- divindade da guerra.
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.
Cromos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo.
Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.
Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.
                                                    Algumas fotos da Grécia 

templo



Imagens dos deuses 




Zeus principal deus grego


Afrodite


Poseidon


Hades


Apolo


                                                                     Ártemis
                                        http://solfirmino.blogspot.com.br/2012/06/virgem-artemis.html  26.06.12


                                                                           Ares
                                    http://deusesolimpianoshehe.blogspot.com.br/2010/09/ares.html  26.06.12

                                                                    
                                                                       Atena
                              http://adeusainterior.blogspot.com.br/2009/11/1-mulher-atena.html  26.06.12

                                          
                                                                    Cronos
                  http://msantini.blogspot.com.br/2012/06/respeito-cronos-e-bom-e-ele-gosta.html  26.06.12


             
                                                                          Hermes
                                                      http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes  26.06.12


                                                                   Hefesto
                http://allofthemitology.blogspot.com.br/2008/03/hefesto-o-deus-do-fogo-dos-metais-e-da.html  26.06.12

segunda-feira, 25 de junho de 2012

                                                      Egito


A Civilização egípcia é datada do ano de 4.000 a.C., permanecendo  estável por 35 séculos, apesar de inúmeras invasões das quais foi vítima.
Em 1822, o francês Jean François Champollion decifrou a antiga escrita egípcia tornando possível o acesso direto às fontes de informação egípcias. Até então, o conhecimento sobre o Egito era obtido através de historiadores da Antiguidade greco-romana.


                                                        http://hrarteeculturaoriental.blogspot.com.br/2011/06/egito-da-antiguidade-aos-dias-atuais_22.html   26.06.12
                                                        Civilização egípcia

mapa egípcio

                                                              
                                                                 
                                                          esculturas

                                                                  
          http://aguasdedescanso.blogspot.com.br/2011/12/as-10-pragas-do-egito-e-sua-relacao-com.html  26.06.12





    Pirâmides - São monumentos de alvenaria construídos no antigo egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quarto faces triangulares que convergem para um vértice.As Três mais famosas piramidesestão no planalto de gizé,na margem esquerda do rio nilo,próximo à cidade do cairo.


                  


Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
                                     http://ciencia.hsw.uol.com.br/rio-nilo2.htm  26.06.12



                                               Egito e suas artes

     As artes no Egito Antigo estavam muito relacionadas com a vida religiosa. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos.
    Suas artes eram feitas quase sempre nas paredes das pirâmides , que sempre retratava uma história , sempre retratando a religião em todos os seus desenhos.
    Nas tumbas de diversos faraós foram encontradas diversas esculturas do ouro. Os artistas egípcios conheciam muito bem as técnicas de trabalho artístico em ouro. Faziam estatuetas representando deuses e deusas da religião politeísta egípcia. O ouro também era utilizado para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.
   Os egípcios desenvolveram vários conhecimentos matemáticos, e com isso construirão obras maravilhosas como as pirâmides, templos , palácios ,que existem ate hoje. Foi construído com blocos de pedra por escravos , obra muito pesada.

http://www.suapesquisa.com/egito/arte_egipcia.htm  \   http://www.paralerepensar.com.br/arte_egipcia.htm

                                           Imagens de algumas artes feita em paredes.






Alguns vídeos da história das pirâmides.  26.06.12

                                          
parte 1 

                                          
parte 2

                                          
                                                                          parte 3

                                                                       parte 4

                                                                      parte 5








Jardins suspensos, completamente lindo de ver.




Esse vídeo fala um pouco da história da Mesopotâmia. Fala sobre as grandes civilizações que houve durante todos os anos,sobre conflitos , povos , cidades etc...



25.06.12

Mesopotâmia





  A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. Seus fundadores, os sumérios, foram os primeiros a cultivar a astronomia. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica.
  A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas regiões.Os povos que ocupavam a Mesopotâmia foram os suméricos ,os cádios,os amoritas ou anti babilônios ,os assiríos os emalitas e os caldeus ou novos babilônios.
  Em 2.300  a.C , o rei acadiano Sargão  I ,unificou politicamente o centro-sul da Mesopotâmia,surgindo o primeiro império na região.


http://www.slideshare.net/michelcg/resumo-sobre-a-mesopotmia